Uma empresa de sucesso e reconhecida no mercado não é aquela que apenas entrega um produto de qualidade ou um serviço bem executado. Uma empresa de relevância deve estar alinhada aos preceitos da sustentabilidade do negócio, ou seja, ter um sistema de gestão eficiente.
Tudo isso não significa apenas um ambiente de trabalho sustentável, mas também atingir um nível de excelência, através de condutas e padrões de processos alinhados às expectativas do mercado, com qualidade, segurança e confiabilidade. Desenvolvendo, dessa forma, um relacionamento de credibilidade com os seus colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores.
E para que todo esse processo seja reconhecido no Brasil e no mundo, existem as certificações ISO, que asseguram que as empresas que conquistam o seu selo estão aptas a entregarem um produto ou serviço que atendam às exigências das agências reguladoras, além de manter a melhoria contínua de todas as suas operações.
O que é a ISO?
ISO é a sigla de abreviação para International Organization for Standardization – ou Organização Internacional para Padronização, na sua tradução literal. A entidade, fundada em 1964, é responsável por validar a padronização dos processos em 162 países. A sua sede oficial está localizada em Genebra, na Suíça.
Ela tem o objetivo de padronizar processos através de um conjunto de regras – conhecidas como NORMAS – que variam de acordo com o objetivo da certificação, podendo ser de qualidade, segurança da informação, gestão ambiental, entre muitos outros.
Tal procedimento é importante para que o comércio internacional tenha processos, sistemas, produtos e serviços padronizados, com o objetivo de garantir uma concorrência justa e aumentando a eficiência das empresas.
Segundo a pesquisa anual da ISO, a ISO Survey 2021, atualmente, o Brasil possui mais de 1.600 normas ISO e, entre as principais certificações de qualidade da entidade, as séries mais consolidadas são a ISO 9000, ISO 14000, ISO 45000, ISO 37000 e ISO 27000.
Vamos entender melhor o que significa cada uma delas:
- ISO 9000: Composta pelas normas ISO 9001, ISO 9004 e ISO 19011, é o conjunto de regras responsáveis por otimizar os processos de gestão de qualidade de um produto e serviço.
- ISO 14000: Composta pelas normas ISO 14004, ISO 14020, ISO 14031, ISO 14040 e Guia ISO 64, é responsável por regulamentar abordagens proativas em relação à gestão ambiental, atestando a responsabilidade no desenvolvimento da organização.
- ISO 45000: Composta pela norma ISO 45001, é responsável pela melhoria no desempenho da saúde e segurança no trabalho.
- ISO 37000: É a primeira referência global sobre boa governança, ou seja, é responsável por promover um ambiente de confiança, transparência e responsabilidade na organização.
- ISO 27000: Composta por 45 normas, destaca-se por três principais: ISO 27001, ISO 27002 e ISO 27701. A norma é responsável por assegurar os princípios da segurança da informação: confiabilidade, integridade, disponibilidade e autenticidade dos dados.
A certificação ISO assegura que tais empresas adotam todos os itens dispostos em cada uma das normas da qual é certificada.
Certificações ISO da Digivox
A Digivox sempre manteve o compromisso em manter os cuidados necessários para garantir a segurança dos dados de seus colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores. Por isso, com o objetivo de manter a sua melhoria contínua, buscou a certificação ISO como uma forma de assegurar que os seus processos estão de acordo com as normas estabelecidas pela organização internacional.
E foi assim que, nos anos de 2022 e 2023, a empresa conquistou os selos ISO 27001 e ISO 27701, fortalecendo os processos de gerenciamento da segurança da informação da organização.
ISO 27001
A certificação é uma garantia de que a organização busca a redução de risco, investindo em controles, cada vez mais rígidos, de segurança da informação interna e de seus clientes. A certificação foi criada para intensificar a gestão das empresas em implementar procedimentos que buscam minimizar a vulnerabilidade e violações de segurança das informações, sejam elas digitais ou não.
ISO 27701
A certificação é um complemento da à certificação ISO 27001 e reconhece que a organização, além dos controles quanto à segurança da informação, também está alinhada à regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), no Brasil.
A importância das Certificações ISO para a Digivox
Para Fernanda Albuquerque, CFO da empresa e membro do comitê de Gestão de Segurança da Informação, o selo de certificação do ISO vai além.
“Ser reconhecida como uma empresa que busca a segurança e conquistar uma validação tão importante como os ISO 27001 e ISO 27701 comprova o nosso comprometimento com a segurança dos dados dos nossos colaboradores, dos nossos clientes e dos clientes dos nossos clientes. Reforçando que os nossos processos e sistemas de controles estão adequados e em conformidade com as normas técnicas e as legislações, tais como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a General Data Protection Regulation (GDPR)”, reforçou a gestora.
E a Digivox pretende não parar por aí, pois seguirá avaliando o Sistema de Gestão de Segurança da Informação implementado, com o propósito de garantir confidencialidade, integridade e disponibilidade. Sendo assim, a preocupação com Segurança se tornou e seguirá sendo rotina em todas as atividades buscando sempre avaliar possíveis riscos e ações para minimizá-los.
A cibersegurança e os negócios
Obter uma certificação ISO quanto à proteção dos dados é um caminho importante para garantir que todos os processos realizados dentro da empresa estejam de acordo com as normas executadas em todo o mundo.
E todo este cuidado possui uma preocupação genuína. Afinal, em 2022, o Brasil foi o segundo país com mais ataques cibernéticos da América Latina. Os dados mostram que foram mais 88 bilhões de tentativas, registrando um aumento de 16% comparado a 2021.
A prevenção dos ataques cibernéticos mitiga não apenas a perda das informações como evita a perda financeira e a interrupção das operações. Por isso, a privacidade e a proteção dos dados são essenciais para todos os tamanhos e segmentos de empresas.
Por que contratar uma empresa certificada ISO?
Diante de todas essas informações, é inegável a importância de contratar uma empresa que possui a certificação sobre os seus processos, pois é a garantia de que todas as diretrizes necessárias para lhe entregar o melhor serviço ou produto serão seguidas à risca.
Conheça alguns benefícios de uma empresa certificada ISO que podem impactar diretamente no seu negócio:
- Melhor desempenho da organização
- Otimização de processos
- Identificação e mitigação de riscos
- Redução de desperdícios
- Melhor relacionamento
- Planejamento e controle
- Equipe treinada
A Digivox tem o orgulho de ser uma das empresas líderes no mercado brasileiro em comunicação empresarial e contar com a chancela de uma entidade internacional que garante a qualidade da segurança das nossas soluções.
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