O mercado é desafiador e a busca para reter e aumentar a base de clientes faz parte da rotina de qualquer empresa. Quando olhamos para o segmento de ISPs (provedores de internet) e Telcos (telecomunicações) observamos ainda mais forte esse grande desafio, afinal o mercado cresce a cada dia e novos concorrentes surgem buscando se destacar.
O cenário exige estratégias que façam sentido para a estrutura das organizações e também para os clientes. E claro, as possibilidades são diversas: vão do aumento de portfólio na oferta de soluções até a experiência de atendimento e relacionamento que a sua empresa proporciona para cada cliente.
SVAs como estratégia para aumentar a receita e reter clientes
Os SVAs (Serviço de Valor agregado ou Serviço de Valor Adicionado) são uma das estratégias que podem alavancar os resultados de vendas de ISPs e Telcos. Como o próprio nome sugere, eles tem o principal objetivo de oferecer experiências de serviços adicionadas a oferta principal do negócio.
Um exemplo prático: O seu negócio tem a melhor rede de banda larga da região e já conquistou a maior base de clientes, como aumentar a receita? Aliado a sua infraestrutura de ponta, você pode ofertar uma solução de Comunicação PABX e gerar benefícios na entrega e operação do seu cliente.
A grande característica na oferta de SVAs é que as tecnologias não precisam, necessariamente, serem absorvidas pela própria empresa. Fornecedores parceiros que já dominam e são referência no desenvolvimento de soluções são os grandes aliados para o crescimento. As parcerias ocorrem através de algum modelos de negócios que agregam benefícios:
- White Label: toda a identidade do SVA, incluindo a marca são determinadas pela empresa contratante. Funciona como uma espécie de produto próprio, mas desenvolvido por um parceiro.
- Co-branded: as marcas do contratante e do SVA aparecem juntas. Geralmente utilizam o formato “powered by” ou apenas “by” com a marca do parceiro que fornece a tecnologia.
Distribuição com a marca do fornecedor: a marca do SVA é predominante. Este modelo de parceria faz mais sentido quando o know-how do fornecedor é consolidado e conhecido no mercado.
Claro, o modelo adotado deve ser decidido de forma que não impacte na adesão do cliente.
Software as a Service como SVA
O modelo SaaS, que propõe a disponibilização de soluções e softwares tecnológicos por meio da internet, é um formato que vem ganhando cada vez mais força entre os SVAs. As soluções SaaS se encaixam na comercialização de softwares sob demanda, hospedados na web e trazem muitos benefícios e oportunidades para negócios de todos os portes, já que possibilitam uma instalação simplificada.
Para empresas:
- Agrega novas fontes de receita
- Reduz infraestrutura de hardware
- Diminui custos com manutenção
- Economiza no consumo de energia
Para clientes:
- Custos iniciais reduzidos
- Facilidade de atualizações
- Alto nível de acessibilidade
- Integração com outros sistemas simplificada
Muitas são as possibilidades e estratégias para fidelizar clientes e aumentar a receita no segmento de ISPs e Telcos, mas lembre-se: conheça o seu cliente, busque segmentar sua base e agregue valor com SVAs relevantes e alinhados ao seu negócio.
Se você busca parceiros com soluções de referência e experientes para alavancar seus resultados e agregar valor, conheça as soluções de Comunicação Unificada, Colaboração e Customer Experience da Telflex.