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O que é VoIP? Confira como funciona e como usar nas empresas!

Você já se perguntou o que é VoIP e como essa tecnologia pode impulsionar a comunicação empresarial? Eis o guia essencial para entender esse sistema que redefine a telefonia ao aproveitar a infraestrutura da internet. 

Muito interessante, não é mesmo? 

Neste artigo, então, exploraremos não apenas como essa tecnologia funciona, mas também as vantagens significativas que ela proporciona, como custos reduzidos e maior flexibilidade. 

Além disso, discutiremos como as empresas podem implementar essa tecnologia para otimizar suas operações de comunicação, adaptando-se às exigências de um mercado cada vez mais digital e conectado.

Aproveite nossas informações e dicas! Boa leitura!

Leia mais: 

O que é VoIP?

VoIP (Voice over Internet Protocol) ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite fazer e receber chamadas de voz por meio da internet. Também pode ser chamada de Telefonia IP, Telefonia Internet, banda larga ou, ainda, voz sobre banda larga.

Como funciona um sistema VoIP?

Diferente da telefonia convencional que utiliza linhas telefônicas, a telefonia IP converte a voz em dados digitais e os transmite pela web. Isso significa que você pode fazer ligações utilizando uma conexão de banda larga ao invés de uma linha telefônica tradicional. 

Um dos grandes atrativos da voz sobre banda larga é a economia, já que, muitas vezes, as chamadas, especialmente internacionais, têm custo reduzido em comparação com as tarifas de operadoras convencionais. 

Além disso, a tecnologia oferece flexibilidade, o que permite o uso de um número de telefone virtual de quase qualquer lugar do mundo, contanto que tenha acesso à internet.

Daqui a pouco, falaremos detalhadamente sobre os benefícios da telefonia IP. 

Como usar VoIP?

O Voice over Internet Protocol, na verdade, permite várias formas de uso, cada qual atendendo a necessidades específicas das empresas. 

A seguir, veja quais são as principais maneiras de aproveitar essa tecnologia inovadora. Confira:

Computador

Utilizar a telefonia IP em um computador é simples. Basta ter uma conexão de internet estável, instalar um software de comunicação compatível com voz sobre banda larga, como Skype ou Zoom, e você está pronto para fazer e receber chamadas. 

Normalmente, você só precisa de um headset ou de microfone e alto-falantes embutidos no dispositivo. Muito simples mesmo!

Smartphone e tablet via Softphone

Já o Softphone é um aplicativo que transforma seu smartphone ou tablet em um telefone VoIP. 

Aplicativos como WhatsApp, Viber e o próprio Skype permitem que você faça ligações por meio da internet. Basta instalar o aplicativo escolhido, configurá-lo e garantir uma conexão à internet.

Telefone IP

Telefones IP são dispositivos projetados especialmente para serem usados com a tecnologia de Voz sobre Protocolo de Internet. Isso porque eles se conectam diretamente à sua rede de internet e não precisam de um computador para funcionar. 

Com qualidade de som superior e recursos de telefonia avançados, são ideais para ambientes corporativos.

Adaptador de Telefone Analógico (ATA)

Se preferir usar o telefone convencional, o Adaptador de Telefone Analógico (ATA) é a escolha certa. 

Ele conecta um telefone comum à sua rede de internet, assim, converte sinais analógicos em digitais. Com isso, você pode utilizar seu telefone habitual para fazer ligações via voz sobre banda larga.

PABX em Nuvem

O PABX em Nuvem é uma solução empresarial que leva o sistema de telefonia da empresa para a internet. 

Isso elimina a necessidade de hardware físico de PABX, reduz custos e melhora a escalabilidade. As empresas podem gerenciar chamadas, filas de atendimento e muito mais, tudo on-line.

Vantagens da Voz sobre Protocolo de Internet para as empresas

Agora que você já viu o que é VoIP e como usar essa tecnologia, podemos explicar quais são os benefícios dela. 

Você há de concordar que o uso de tecnologias pode trazer diversos benefícios para as atividades empresariais, certo? Pois bem…

Em meio ao universo tecnológico, a telefonia IP se destaca por oferecer desde melhorias na logística da comunicação até reduções significativas de custos. Ou seja, o uso dessa tecnologia pode transformar a maneira como as empresas se comunicam interna e externamente. 

A seguir, destacamos outras vantagens indispensáveis para o dia a dia das empresas.

Segurança

Muitos questionam a segurança de transmitir voz sobre a internet, mas avanços tecnológicos nessa área têm reforçado significativamente a proteção das informações. 

A criptografia de ponta a ponta é um recurso comum que impede que as conversas sejam interceptadas, enquanto técnicas como a autenticação de dois fatores ajudam a evitar o acesso não autorizado. 

Além disso, os sistemas de voz sobre banda larga modernos incluem protocolos de segurança robustos, que protegem contra uma série de ameaças virtuais, oferecendo às empresas a confiança de que suas comunicações estão seguras.

Economia

Vale lembrar que, com a eliminação da necessidade de linhas telefônicas dedicadas e reduções consideráveis nas tarifas de chamadas, especialmente internacionais, as empresas podem cortar custos de comunicação significativamente. 

Além disso, os gastos com equipamentos e manutenção também podem ser reduzidos, já que a infraestrutura de VoIP geralmente requer menos hardware e pode ser gerenciada remotamente, o que proporciona uma redução nos gastos operacionais.

Integração

O sistema de Voz sobre Protocolo de Internet pode ser facilmente combinado com outras ferramentas de comunicação e aplicativos de negócios que a empresa já utiliza. 

Isso inclui sistemas de CRM (Customer Relationship Management), softwares de helpdesk e outras plataformas de colaboração digital. 

Com a integração, as informações podem fluir sem barreiras entre os sistemas, otimizando processos e enriquecendo as interações com dados pertinentes em tempo real.

Mobilidade

A VoIP, também, reflete a viabilidade de um ambiente de trabalho cada vez mais móvel. Independentemente de onde os colaboradores estejam, se tiverem acesso à internet, eles podem se conectar ao sistema de telefonia da empresa. 

Ter mobilidade, então, facilita o trabalho remoto, viagens de negócios ou a expansão para novos locais. Equipes dispersas geograficamente podem colaborar como se estivessem no mesmo ambiente, proporcionando continuidade e eficiência dos serviços.

Eficiência na comunicação

A telefonia IP também melhora a eficiência da comunicação. Basta pensarmos que “apenas” a clareza do áudio, por si só, já melhora muito a compreensão das conversas e a tomada de decisão. 

Sem contar outros recursos, como o correio de voz para e-mail, chamada em espera, transferência de chamada e videoconferência, que são outros exemplos de como a telefonia IP pode enriquecer a experiência de comunicação. 

Além disso, a possibilidade de realizar conferências com múltiplas partes, simultaneamente, ajuda a agilizar a resolução de problemas e acelerar os processos colaborativos nas empresas.

Quando usar VoIP?

Como você viu ao longo deste conteúdo, o uso dessa tecnologia é ideal para variados tipos de empresas buscando eficiência e economia em telecomunicações. 

Ideal para startups e empresas de tecnologia adaptadas a ambientes digitais, assim como para negócios em crescimento que desejam escalabilidade. Grandes corporações também se beneficiam da telefonia IP integrando suas comunicações globais. 

No dia a dia, a tecnologia é especialmente útil em teletrabalho e reuniões virtuais, já que proporciona flexibilidade e mobilidade, sendo também valiosa para o atendimento ao cliente, graças aos recursos avançados de encaminhamento de chamadas e integração com CRMs. 

Comerciantes e prestadores de serviços podem aproveitar a VoIP para gerir comunicações internas e externas de maneira centralizada e ágil, independente do horário ou localização.

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Com a Smartspace, as empresas podem ter chamadas cristalinas, integração simples com outras plataformas e a liberdade de mobilidade que o Voice over Internet Protocol promove. 

Também vale saber que essas soluções têm fácil implementação e suporte ao cliente, garantindo que a transição para a tecnologia de Voz sobre Protocolo de Internet seja suave e sem interrupções na operação empresarial. 

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